5 coisas que faço de manhã para ser mais produtiva



Como começamos o dia indica como será o restante do nosso dia, se você começar o dia bem, então o restante do dia fluirá assim também.

Mas se você começar o seu dia já estressado e com pressa, as chances são de que você passará o restante do dia assim também.

Por isso, valorize suas primeiras horas do dia.

Com esse pensamento, sempre tento seguir uma rotina logo de manhã. Não faço as coisas sempre na mesma ordem, mas, busco sempre fazer tudo de alguma forma antes de sair de casa para começar 100%.

É claro que cada pessoa é uma pessoa, alguns hábitos serão diferentes, porém, acredito que os hábitos são super simples e se adequam a maioria do dia a dia das pessoas.

Se é pra melhorar a qualidade de vida vale a pena a tentativa, né?

Segue então alguns hábitos que tenho de manhã para ser mais produtiva:

1 Tudo começa na noite anterior

Toda noite sempre checo minha agenda do dia seguinte; se tenho algum evento ou festa, faço isso antes de ir para o evento porque sei que quando voltar vou fazer de tudo para ir dormir logo. Além de checar a agenda do dia seguinte, já anoto alguma coisa que me vem a cabeça no momento que não posso esquecer para o dia seguinte. Abrir a agenda a noite e ver o dia seguinte é um gatilho para sua mente disparar essas informações de forma inconsciente, mas você precisa anotar na hora o que aparece porque depois... Adicionando um ponto para este primeiro passo: também tento dormir razoavelmente cedo, para dormir pelo menos durante 7 horas. Se durmo pouco definitivamente perco metade do meu dia seguinte com muito sono e mal humorada. Sad, but true.

2 Gratidão

Sempre que acordo é inevitável eu agradecer internamente por mais um dia, um café gostoso, a vida, enfim, a pequenos detalhes... Isso faz com que eu veja as coisas de foram extremamente diferente e conforme você vai fazendo as coisas mais e mais motivos para agradecer aparecem, até agradecimentos como "Meu Deus, obrigada por esse ar condicionado no meu carro". Agora, se eu já não consegui dormi bem (item acima) é bem difícil eu conseguir manter minha rotina matinal.

3 Saúde

Um dos meus hábitos que tenho já a mais de dez anos é tomar suco puro de um limão em jejum, sem água extra nem nada, para neutralizar o pH do meu corpo (de acordo com a minha mãe é pra isso), enfim, o objetivo técnico dele são inúmeros mas fazer isso é uma sensação real de limpeza no organismo. Quando viajo e não posso fazer isso faz muita muita falta. Veja bem, que hábito simples né? Nada mirabolante mas faz muita diferença no meu dia.

4 Exercício

Pelo menos 3x por semana as 7:00am tenho aula de Funcional, acho que não preciso explicar muito a diferença que isso faz no meu dia, né? Não foi nem um pouco fácil eu conseguir fazer disso um hábito, anos e anos. Uma vez até pensei que nunca ia conseguir isso, de verdade, já achei isso mesmo. Mas insisti muito, muito mesmo. É difícil expressar o quanto é necessário insistir, mas sério: Não há NADA que você não se acostume. Tive que trocar meus horários de trabalho e fui obrigada a optar por ir cedo na academia, porque ficar sem ir realmente não era uma opção. Enfim, se pelo menos você vai em algum outro horário já está perfeito, é apenas um hábito matinal meu que não abro mais mão do horário.

5 Plano

Como todo mundo vê no InstaStories (ou SnapGram) antes de dormir checo a agenda, então no dia seguinte já vou meio no modo automático porque já sei o que preciso fazer. De qualquer forma, a agenda fica 100% do tempo na minha área de trabalho, então, hora ou outra faço uns ajustes, remanejo as tarefas, o que importa não é seguir 100% o que escrevi no dia anterior, o que importa é que se houver imprevistos (tenho TODOS os dias), eu simplesmente passo a tarefa para adiante (sempre deixo horas livres no dia por isso) e não esqueço de fazer depois (que é o que geralmente acontece).

Resumidamente, é isso aí! E os seus hábitos matinais, quais são?


quem sou eu

Yasmin de 1990, 220v, arquiteta, empreendedora, gestora, meu currículo você encontra aqui.
Amo livros, series e papelaria. Já fui compulsiva por comprar cadernos, hoje tenho prazer em usá-los e lê-los. Busco o tempo todo estar o mais presente possível (para mim esse é o segredo de tudo). Me comunico melhor através de listas, implemento o método GTD na minha vida desde 2016. Branco, preto e cinza. Cores são sazonais na minha vida. Me conecto com tudo que tem consistência e transparência. Eu amo planejamento e entrego todos os meus planos para Deus todos os dias. Sim, um dia dissertarei sobre isso. Me movo através de pequenos passos que ao longo do caminho se despertam em coisas incríveis que nunca imaginaria. Estou aqui para compartilhar meu caminho enquanto me organizo e conquisto minhas metas de vida, e com isso, espero te ajudar a viver um dia de cada vez em direção às suas conquistas!