Você sabe como dizer "não"?



Dizer "não" é algo muito difícil para muita gente.

Muitas vezes nos preocupamos em dizer "não" porque pensamos que os outros vão achar que somos indispostos, desinteressados ou despreocupados se dissermos "não" muito frequentemente.

Queremos ajudar, mas precisamos estabelecer alguns limites.

Apesar do clima ruim que dizer "não" pode criar, é uma palavra muito importante e que muitos de nós precisamos dizer com mais frequência.

Com compromissos até a tampa, tempo com a família - sem contar o tempo para passar sozinho - muitas vezes alguma coisa importante é sacrificada a custa de um outro compromisso. Ser capaz de recusar pedidos é uma habilidade essencial e extremamente libertadora.

A boa notícia é que você não precisa se sentir mal ao dizer "não". Há muitas maneiras de recusar um pedido de forma leve, suavizando a situação.

Aqui estão algumas maneiras que você pode recusar um pedido - educadamente.

1. Não se sinta culpado

O primeiro passo é entender verdadeiramente a razão pela qual você está dizendo não. Isso exige que você tenha uma firme compreensão de seus compromissos e prioridades. Quando alguém lhe pede algo, tente pensar sobre suas obrigações atuais. Se a sua agenda está cheia e não há espaço para mais nada - então não se sinta mal por dizer não.

Este parágrafo acima, é muito importante. Porque é preciso deixar muito claro que não estamos aqui apoiando apenas o fato de dizer "não". Queremos apoiar um fato de que você está totalmente consciente dos seus atos e prioridades, e aí sim, você pode dizer "não" com propriedade.

Basta dar uma resposta mais ou menos assim: "Me desculpe, mas não há muito espaço na minha agenda hoje. Não vou conseguir remarcar meus compromissos hoje porque dependem do tempo de outras pessoas além do meu. Mas na próxima oportunidade será um prazer ajudar."

2. Gratidão

Você sempre pode reconhecer a pessoa em questão com uma expressão de gratidão. Conduzir a sua resposta ou fechá-la com um "Obrigado por pensar em mim ..." ou "Estou honrado que você me considerou ..." são úteis quando você precisa declinar, gentilmente e educadamente - ajudando a suavizar sua resposta.

3. Ofereça uma alternativa Em alguns casos, oferecer uma alternativa para a pergunta que está sendo feita é tão útil quanto dizer "sim". Em situações onde você conhece alguém que poderia estar interessado na tarefa, você poderia passar essa informação. Dizer algo como: "Desculpe, eu não estou assumindo projetos como este mais - mas eu posso colocá-lo em contato com alguém que pode ser capaz de ajudar!" Pode ser uma ótima maneira de responder.

4. Seja claro Embora seja sempre bom para suavizar a sua resposta, certifique-se de que você está claro em comunicar que você é incapaz de assumir a tarefa. Não adianta dizer sim e não conseguir cumprir o pedido, vai ser frustrante para os dois lados, quem não cumpriu a promessa e quem estava na expectativa de ver seu pedido realizado. Incluindo um simples, "Desculpe, mas eu não posso, porque...", em sua resposta, é importante.

Embora seja vitalmente importante dizer não a tarefas que você não pode se comprometer - ou coisas que você não tem interesse em fazer, é importante manter "sim" uma parte do seu vocabulário também.

Antes de responder a um pedido, tire um tempo para se perguntar se a tarefa requisitada é algo que é importante para você ou é uma causa que está perto de seu coração. Se for, e se você souber que há tempo na sua agenda para se comprometer, você sempre pode dizer: "Eu preciso verificar a minha agenda - e te retorno com a resposta". Se, no entanto, a tarefa é algo que você não se sinta confortável ou não tenha tempo - ou algo que vai tirar de seu compromisso com você mesmo, sua família e sua carga de trabalho atual - então dê permissão para si mesmo para dizer não.

Estar consciente para não se sentir culpado.

#planos #dica #gratidão #organização #foco #Metas

quem sou eu

Yasmin de 1990, 220v, arquiteta, empreendedora, gestora, meu currículo você encontra aqui.
Amo livros, series e papelaria. Já fui compulsiva por comprar cadernos, hoje tenho prazer em usá-los e lê-los. Busco o tempo todo estar o mais presente possível (para mim esse é o segredo de tudo). Me comunico melhor através de listas, implemento o método GTD na minha vida desde 2016. Branco, preto e cinza. Cores são sazonais na minha vida. Me conecto com tudo que tem consistência e transparência. Eu amo planejamento e entrego todos os meus planos para Deus todos os dias. Sim, um dia dissertarei sobre isso. Me movo através de pequenos passos que ao longo do caminho se despertam em coisas incríveis que nunca imaginaria. Estou aqui para compartilhar meu caminho enquanto me organizo e conquisto minhas metas de vida, e com isso, espero te ajudar a viver um dia de cada vez em direção às suas conquistas!