Como se organizar com checklists


Fazer um checklist é tão fácil que muitas vezes julgamos sua capacidade de nos ajudar a ser mais produtivos, né? Pois bem, saber fazer o checklist é fácil, mas é na hora de usá-lo que às vezes nos perdemos. Saber usar um checklist pode ser extremamente eficaz para melhorar sua produtividade e também sua pressão mental.

Ok, vamos direto ao ponto. Sempre prepare uma lista quando lhe ocorrer, inclusive, sugiro que agora mesmo você pegue um caderno e comece. Comece a criar títulos de listas, um título por página, os títulos podem ser bem específicos como podem ser subjetivos, "lista do mercado jantar" até "meus propósitos de vida". Para ajudar um pouco, vou fazer uma lista de listas (Há!) que já vi e uso:

Conforme passar alguns dias, com certeza virá mais e mais ideias de listas, e não tem limites, quanto mais coisas você tirar da mente e passar para o papel melhor.

Bom, agora para as listas te ajudarem no dia a dia, você precisará de apenas um hábito: revisão semanal. Não tem nada a ver com um bicho de sete cabeças, levará alguns segundos por lista.

Sugestão 1:

Sexta a tarde ou sábado folhear estas listas para ver se não tem algum item que você poderá realizar, ou até mesmo, para que em uma ocasião específica (exemplo: viajar), você não precise perder tempo pensando no que você precisa colocar na mala.

Sugestão 2:

As listas precisam ser ACESSÍVEIS, nada de esconder dentro da gaveta. Mantenha dentro da sua bolsa ou em cima da sua área de trabalho.

Sugestão 3:

Dependendo do tópico, também fica aberto para que a lista seja feita no computador ou no papel, das duas maneiras super funcionam, mas se fizer no computador não esqueça de manter o arquivo A VISTA, se não corre o risco de você esquecer de checar.

E é só isso, crie apenas um bom hábito, e poderás realizar mais e manter menos pensamentos pipocando na sua mente :)

#dica #download #printable #foco #planos #organização

quem sou eu

Yasmin de 1990, 220v, arquiteta, empreendedora, gestora, meu currículo você encontra aqui.
Amo livros, series e papelaria. Já fui compulsiva por comprar cadernos, hoje tenho prazer em usá-los e lê-los. Busco o tempo todo estar o mais presente possível (para mim esse é o segredo de tudo). Me comunico melhor através de listas, implemento o método GTD na minha vida desde 2016. Branco, preto e cinza. Cores são sazonais na minha vida. Me conecto com tudo que tem consistência e transparência. Eu amo planejamento e entrego todos os meus planos para Deus todos os dias. Sim, um dia dissertarei sobre isso. Me movo através de pequenos passos que ao longo do caminho se despertam em coisas incríveis que nunca imaginaria. Estou aqui para compartilhar meu caminho enquanto me organizo e conquisto minhas metas de vida, e com isso, espero te ajudar a viver um dia de cada vez em direção às suas conquistas!