Por que se organizar?



Às vezes sentimos a necessidade de se organizar mais, ou, se organizar melhor, acredito que todo mundo já teve esse sentimento alguma vez na vida. E quando tivemos esse pensamento o resultado só poderia ser uma coisa ou outra.

Resultado 1: Tentar se organizar, não conseguir, e tentar de novo, não conseguir, tentar de novo até conseguir.

Resultado 2: Tentar se organizar, não conseguir, e desistir.

Diria que seria quase impossível conseguir de primeira.

Sei como é difícil conseguir se organizar, eu me considero organizada, mas nada muito excessivo, tenho minhas bagunças.

Mas entendo e acredito que se organizar é um processo, um projeto, um hábito, e não uma ação pontual.

Muitas vezes é frustrante.

Quem nunca passou por isso: parar um dia inteiro, ou até mais de um dia, organizar TUDO, e depois de uns 3 dias tudo está extremamente bagunçado de novo. Depende do perfil de cada um, mas até para o perfil "mais organizado" isso acontece e é extremamente frustrante.

Desistir e aceitar a bagunça é algo muito comum e não é um fato condenável.

A bagunça está na verdade, primeiro, dentro da gente.

Sim, parece um papo motivacional, mas nosso entorno é um reflexo do que somos/estamos por dentro.

Não vou escrever aqui apenas isso "entenda o que está acontecendo por dentro, resolva, e etc". Mas sim, acredito que o autoconhecimento resolve 99% dos nossos problemas.

Não vou escrever sobre autoconhecimento porque isso não é necessário (é necessário), mas porque eu gostaria de escrever sobre algo A MAIS. Sobre entender realmente por qual RAZÃO deveríamos buscar se organizar.

Então hoje vim sugerir fazer o contrário, arrumar o exterior para começar a ajudar o nosso interior. Não custa tentar, né?

"A principal razão para organizar é reduzir a sobrecarga cognitiva - ou seja, eliminar a necessidade de pensar constantemente “O que preciso fazer sobre isso?”.” Allen, David

Quando “estamos organizados” ou “sob controle” do que está ao nosso redor, das informações, temos a capacidade de liberar nossa mente e torná-la positiva para o que está acontecendo. Se estou desorganizada e vejo que recebi um e-mail, este novo e-mail me deixa ainda mais estressada porque é mais uma coisa que preciso resolver. Agora, se estou num ambiente organizado, este novo e-mail que surge já soa como uma oportunidade de poder resolver mais alguma coisa. Quem não adora se sentir “produtivo”? Bom, eu adoro ter a sensação de que posso realizar cada vez mais.

Estar num ambiente organizado nos proporciona essa sensação, a cada novo “problema” você está positivamente preparado para resolvê-lo. Não é apenas mais uma “bomba” para desarmar.

Ter um ambiente organizado não é uma tarefa fácil, mas como todas as coisas que não são fáceis, vale a pena! (Sempre tenho em mente que as coisas difíceis valem a pena, pelo menos, a maioria delas)

Poderia continuar escrevendo e dar inúmeras dicas de como se organizar, mas acreditem, isso depende de cada um, de cada logística, de cada area de trabalho. É PESSOAL. Não existem “regras” ou um manual. Sempre procuro dar dicas do que funciona pra mim, mas não é uma lei ou regra infalível.

Você precisa começar agora, testar, errar, até acertar. Assim foi comigo, já estou a 7 anos nessa função e a mais ou menos 2 anos me sinto realizada. Mas ainda tenho MUITO a melhorar. Posso dar várias desculpas de porque ainda não melhorei, exemplo, já mudei de casa 4x em 2 anos. Mas, a vida SEMPRE vai ser assim, e não posso culpá-la ou desistir por causa disso. Eu sou a única responsável pela situação em que me encontro.

Portanto, comece agora. Entenda que o motivo dessa busca da organização é liberar sua mente, aumentar sua eficiência para fazer suas escolhas e poder escolher o que realmente importa para você. Não apenas viver no fluxo de coisas que aparecem na sua direção.

Aqui no blog tem MUITAS dicas de organização, planejamento e realização, caso tenha fica curioso ou motivado para começar. Sem contar a internet inteira para você vasculhar. Mas cuidado. Uma coisa de cada vez, não tente salvar o mundo, coisas boas e significativas LEVAM TEMPO. Aceite e aproveite esse processo.

Leia o livro “A arte de fazer acontecer” de David Allen, que pode mudar sua vida como mudou a minha.

E não poderia deixar de escrever minha frase favorita:

“Daqui um ano você vai desejar ter começado hoje.”

E não esqueça: se divirta!

#dica #foco #planos #organização

quem sou eu

Yasmin de 1990, 220v, arquiteta, empreendedora, gestora, meu currículo você encontra aqui.
Amo livros, series e papelaria. Já fui compulsiva por comprar cadernos, hoje tenho prazer em usá-los e lê-los. Busco o tempo todo estar o mais presente possível (para mim esse é o segredo de tudo). Me comunico melhor através de listas, implemento o método GTD na minha vida desde 2016. Branco, preto e cinza. Cores são sazonais na minha vida. Me conecto com tudo que tem consistência e transparência. Eu amo planejamento e entrego todos os meus planos para Deus todos os dias. Sim, um dia dissertarei sobre isso. Me movo através de pequenos passos que ao longo do caminho se despertam em coisas incríveis que nunca imaginaria. Estou aqui para compartilhar meu caminho enquanto me organizo e conquisto minhas metas de vida, e com isso, espero te ajudar a viver um dia de cada vez em direção às suas conquistas!