OCUPADO x PRODUTIVO


Tem algumas pessoas hoje que são ocupadas no dia a dia de trabalho. E acham tudo isso muito legal. Alguns são difíceis de contatar. E estes acham isto muito legal. Já presenciei o seguinte fato: cheguei uns 5 minutos antes da reunião. Todos os integrantes já estavam na sala de reuniões aguardando o fornecedor. Eis que praticamente em ponto, o fornecedor chega. Super! Eis que o empreendedor pede para enrolarmos uns 15 minutos "porque não somos tão disponíveis, somos importantes."

Aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa.

Superado este ponto, onde pessoas fazem de conta que são ocupados para '''"impressionar"''', vamos aos fatos de quem realmente não é pontual por ser "ocupado demais".

E este é o ponto que gostaria de escrever: OCUPADO X PRODUTIVO.

No meu ponto de vista essas coisas são totalmente diferentes, quase que em extremos opostos.

PRIMEIRO PONTO

Minha leitura PESSOAL de quando uma pessoa se atrasa para um compromisso com horário marcado:

1. Não respeita meu tempo

2. É desorganizado Quando a pessoa é PRODUTIVA, ela consegue aproveitar seu tempo ao MÁXIMO (do que é humanamente possível), e como sabe aproveitar bem o seu tempo, também respeita o tempo dos outros.

A pessoa OCUPADA, apenas executa as coisas sem estar consciente do seu próprio tempo, imagina se vai então se importar com o tempo do outro?

Entendo perfeitamente que ser uma pessoa produtiva não é fácil, exige muita disciplina e consciência no tempo presente.

SEGUNDO PONTO

O problema é que a pessoa OCUPADA está fazendo cada vez mais, vivendo menos e acabam acreditando que estão tendo progresso, quando na verdade não tem. E quando chegam ao final do dia não se sentem tão realizados, estão mais stressados, e deixaram muitas coisas importantes para trás. Não pararam para refletir, apenas apagaram fogo.

A pessoa PRODUTIVA consegue claramente estabelecer suas prioridades e focar nelas. Entende que quando prioriza algo é porque esta tarefa é de SUMA IMPORTÂNCIA para chegar mais perto dos seus objetivos e por isso "abrir mão" de atender urgências vai valer a pena. Também entende que na verdade não está "abrindo mão" de outras tarefas, mas está chegando mais perto de alcançar seus objetivos.

TERCEIRO PONTO

Entre outras diferenças entre OCUPADO X PRODUTIVO, a pessoa produtiva sabe dizer "não" quando necessário (fiz um post sobre como dizer "não" aqui). Este ponto também é crucial para você conseguir gerir seu tempo de forma mais eficiente.

Espero que tenham gostado!


quem sou eu

Yasmin de 1990, 220v, arquiteta, empreendedora, gestora, meu currículo você encontra aqui.
Amo livros, series e papelaria. Já fui compulsiva por comprar cadernos, hoje tenho prazer em usá-los e lê-los. Busco o tempo todo estar o mais presente possível (para mim esse é o segredo de tudo). Me comunico melhor através de listas, implemento o método GTD na minha vida desde 2016. Branco, preto e cinza. Cores são sazonais na minha vida. Me conecto com tudo que tem consistência e transparência. Eu amo planejamento e entrego todos os meus planos para Deus todos os dias. Sim, um dia dissertarei sobre isso. Me movo através de pequenos passos que ao longo do caminho se despertam em coisas incríveis que nunca imaginaria. Estou aqui para compartilhar meu caminho enquanto me organizo e conquisto minhas metas de vida, e com isso, espero te ajudar a viver um dia de cada vez em direção às suas conquistas!