Por que é tão difícil aderir a um novo hábito?


Convenhamos! Até o simples hábito de "tomar mais água durante o dia" é difícil adquirirmos, imagina outros que requerem um esforço físico/mental ainda maior?

Primeiro vou falar da minha definição de hábito:

Qualquer atitude nossa que esteja no piloto automático.

Exemplo: escovar os dentes.

Todos os dias de manhã você não pensa:

"Huummmm, será que escovo os dentes hoje?"

Ou então "Será que hoje devo mudar a forma como escovo os dentes? Como escovar?"

Podem dizer: "Yasmin, mas escovar os dentes é tão óbvio, porque não tem como pular essa etapa, o bafo é tão desagradável que não tem como ignorar!"

Aí que tá um pulo do gato. Há um fator EXTERNO a sua vontade de escovar os dentes.

Mas vamos aos poucos.

Estar no piloto automático é bom e ruim, tudo depende do hábito, né?

Estar no piloto automático é ruim se você tem o hábito de comer 3 pães no café da manhã (assumindo aqui que o ideal seria comer apenas 1, mas claro, você pode comer 3 se quiser, você é livre).

E é bom estar no piloto automático se você tem o hábito de tomar um suco verde de manhã em jejum (assumindo que seu nutri indicou).

Bom, já entendemos O QUE É estar no piloto automático. Mas por que devemos buscar isso?

Quando acordamos, nossa fonte de FORÇA DE VONTADE está recarregada. Assim como um músculo cansa quando o usamos demais, a força de vontade trabalha da mesma maneira, se tomamos MUITAS DECISÕES logo no começo do dia é normal que a tarde ou a noite nossa força de vontade esteja esgotada.

Estar no piloto automático é o mesmo que NÃO TOMAR DECISÕES.

Vou falar apenas de hábitos que tragam resultados positivos para a nossa vida, ok?

Bom, sugerindo então que queremos que se torne um hábito "fazer exercícios todos os dias".

Gente, sim, é bem possível, 30 minutinhos, todo mundo tem.

Mas para evitar frustrações e desistências antes da hora primeiro temos que ter muito claro em nossa mente que:

  • criar um hábito É DIFÍCIL

  • vai LEVAR TEMPO

  • você é sua inimiga número 1

Beleza? Então, relaxa.

É DIFÍCIL porque você vai precisar lutar contra hábitos (piloto automático) ruins.

VAI LEVAR TEMPO porque você precisa repetir essa ação MUITAS VEZES até entrar no piloto automático.

VOCÊ é sua inimiga número 1 porque nosso próprio cérebro vai sempre buscar a opção de MENOS ESFORÇO = só temos menos esforço quando estamos no piloto automático.

E essa parte é muito importante entender para sabermos lidar. O cérebro vai ter sempre como prioridade te preservar de qualquer esforço, por isso ele vai sempre te direcionar para o mais fácil (fácil = piloto automático).

Mas para entrarmos no piloto automático precisamos quebrar essa inércia, e além disso, também precisamos repetir muitas vezes a ação para "automatizá-la". Cada vez que vamos na academia, nesse exemplo, criamos uma conexão neural no nosso cérebro. E cada vez que repetimos nossa ida a academia, são criadas mais e mais conexões neurais, quanto mais conexões tivermos, mais perto de torná-lo um hábito = piloto automático. Realmente é difícil desviarmos das "vontades" do nosso cérebro (mente). Mas temos uma dica para mostrar que é possível! YAY!

ARMADILHAS

Lembra quando falei sobre o bafo em relação a escovar os dentes? Então, você precisa criar fatores externos para "não ter como fugir".

Ir de manhã é um fator muito positivo porque nossa força de vontade ainda está no auge. Mas caso não seja possível acordar tão cedo, você vai precisar trapacear para que quando chegue o momento você não desista.

Eu, por exemplo, vou de manhã mas para ajudar ainda mais, já deixo minha roupa da academia ao lado da cama, porque quando acordo não posso ignorar a roupa ali, então, já me visto com ela. E acredite, só isso já é meio caminho andado.

Outra forma muito eficaz, é acompanhar alguém que já tem esse hábito e pedir para ela te ajudar, te cobrar, te mandar mensagem.

Você pode levar uma mochila já com a muda de roupa para sair direto do trabalho e ir para a academia.

Ou ao chegar em casa já ter o par de tênis e roupa logo na entrada.

Lembrete no celular? Ok, pode ser, mas acho fácil de ignorar.

Mas dá para ser bem criativo. Caso você chegue em casa e caia no sofá para ver TV, mantenha o controle da TV sem pilhas e em outro cômodo da casa. Seu cérebro tende a achar mais fácil vestir a roupa da academia que está na mesinha lateral do que ir atrás do controle e pilhas. Sério. Mas ok, você ainda pode ignorar isso tudo, o nosso exemplo é bem difícil mesmo.

Mas calma, tem mais ajuda.

PEQUENOS PASSOS

Apesar da sua meta ser "fazer exercícios todos os dias" você definitivamente não precisa já começar a ir todos os dias, muito menos não necessariamente precisa ir à academia.

A metodologia KAIZEN (leiam o livro Pequenos passos para mudar sua vida, Robert Maurer PhD) diz que o ideal é sempre começarmos com pequenos passos para que nosso cérebro não veja a atidude como uma "ameaça" (conforme comentei acima).

Então, comece devagar, vá 1x ou 2x por semana. Ou comece em casa, tem MILHARES de vídeos no youtube para séries de 15, 20 ou 30 minutos.

Nesse livro ele sugere inclusive a apenas marchar em frente a TV durante os intervalos comerciais.

Pequenos passos ajudam a fazer o seu cérebro se movimentar em direção a sua meta sem que ele entenda que isso exigirá muito esforço. E quanto mais vezes você fizer... mais conexões... mais automático... menos medo do nosso querido cérebro.

Quando esse pequeno passo estiver no piloto automático, aumente um pouquinho, e depois mais um pouquinho. Não tenha pressa em chegar lá! Tenha persistência e paciência.

Ter em mente que vai levar tempo e que é de fato difícil faz com que a gente persista, então nunca esqueça disso, ok? É normal falhar, você é um ser humano, e nós humanos falhamos.

Aceite a falha e comece de novo, te garanto que se você não desistir de buscar hábitos saudáveis e uma vida mais equilibrada uma hora dá, e vai dar certo!

#dica #foco #Metas #planos #organização

quem sou eu

Yasmin de 1990, 220v, arquiteta, empreendedora, gestora, meu currículo você encontra aqui.
Amo livros, series e papelaria. Já fui compulsiva por comprar cadernos, hoje tenho prazer em usá-los e lê-los. Busco o tempo todo estar o mais presente possível (para mim esse é o segredo de tudo). Me comunico melhor através de listas, implemento o método GTD na minha vida desde 2016. Branco, preto e cinza. Cores são sazonais na minha vida. Me conecto com tudo que tem consistência e transparência. Eu amo planejamento e entrego todos os meus planos para Deus todos os dias. Sim, um dia dissertarei sobre isso. Me movo através de pequenos passos que ao longo do caminho se despertam em coisas incríveis que nunca imaginaria. Estou aqui para compartilhar meu caminho enquanto me organizo e conquisto minhas metas de vida, e com isso, espero te ajudar a viver um dia de cada vez em direção às suas conquistas!