CRIATIVIDADE X PRODUTIVIDADE


Existe alguma relação?

Ser criativo faz nós sermos improdutivos?

Ou ser produtivo faz nós sermos menos criativos?

Definir criatividade e produtividade por si só já é um tanto quanto desafiador, na minha opinião.

Mas ser criativo e produtivo ao meu ver são coisas totalmente conectadas.

Algumas pessoas devem imaginar que ao focar na criatividade irão "perder mais tempo", ser menos produtivos por ficar tentando, testando, consertando. Por outro lado, também podem imaginar que ser produtivo seja quase a mesma coisa que ser uma máquina, eficiência, eficiência, eficiência. Tudo igual, quadradinho.

Definitivamente eu não tenho essas visões sobre criatividade e produtividade.

Minha concepção de ser produtivo é realizar aquilo que espero do meu tempo.

Se planejei escrever uma linha em uma manhã, e se eu executei meu plano, fui produtivo.

É tudo muito relativo, depende do que planejou X o que executou de fato.

Para termos a sensação de produtividade precisamos parar de planejar errado. Pensando que vai dar tempo de fazer tudo. Não queira fazer tudo. Tudo leva muito mais tempo do que parece.

Outro ponto é que as vezes planejamos sem considerar as interrupções e imprevistos, e isso simplesmente é irresponsável.

Falamos um pouco sobre o que é produtividade em relação ao planejamento.

Agora voltando a criatividade.

Ao meu ver criatividade nada tem a ver com vontade, ou simplesmente, inspiração. Significa sentar e fazer. Sentar e escrever. Criar nada mais é que um apanhado de processos, processos produtivos. Porém, os mais criativos que já testaram e erraram mais vezes já tem uma percepção do tempo de criação muito mais aguçada de quem não senta e faz.

Após algum tempo de experiência - LABORATÓRIO - você saberá que ao sentar e fazer, exigirá TEMPO. Por isso, você não irá submeter apenas uma manhã para escrever seu artigo, por exemplo. Porque baseado na sua experiência, você já sabe que escrever - CRIAR - demanda tempo. Por isso, ao invés de separar uma manhã da sua semana, você vai separar um dia inteiro para isso.

Ao planejar de forma responsável, e em consequência, executar o que foi planejado você terá a feliz sensação de PRODUTIVIDADE. E digo mais, também de CRIATIVIDADE já que você se dispôs de tempo para tentar, errar, pesquisar, testar, começar de novo. Sem a pressão do tempo sua criatividade irá fluir muito mais.

Outro ponto também é o seguinte, por exemplo no meu caso que gosto de escrever posts aqui no blog.

Eu defini que escreveria 1x por mês.

Mas como isso acontece? Quando me vem uma ideia eu sento e escrevo? Não.

Primeiro eu defino qual semana isso vai acontecer, quando chega a semana eu defino qual dia da semana, e quando chega o dia da semana eu defino quanto tempo e que horas farei isso.

E sorte a minha pra que na hora de eu sentar e fazer eu tenha alguma ideia ou inspiração!

Bom, não nego que na hora eu fecho os olhos e oro por inspiração divina.

Mas também assumo o compromisso comigo mesma.

E assumir esse compromisso é muito mais fácil quando eu separei de fato um tempo na minha agenda para isso..

Como sei que pode demorar, separo uma noite para isso.

Pesquiso, folheio livros, abro os perfis de instagram que me motivam, normalmente acho muitos insights nos meus livros. Coisas que grifei, anotei, nos próprios resumos de livros que publico aqui no site também. E aí sempre surge algo para que eu desenvolva uma ideia ou minha opinião.

Criatividade então é um dom? Definitivamente não.

É domínio da mente, é foco no presente, é insistência, é não ter medo de errar, estar tudo bem e começar de novo.

E ao escrever tanto sobre produtividade e criatividade então, fica aqui meu resumo:

  1. Saiba planejar, dedique tempo para errar, pesquisar, criar.

  2. E para quando precisar criar, não tenha medo, faça e refaça até chegar ao resultado que almejava.

#dica #disruptiva #foco #planos #Metas #organização

quem sou eu

Yasmin de 1990, 220v, arquiteta, empreendedora, gestora, meu currículo você encontra aqui.
Amo livros, series e papelaria. Já fui compulsiva por comprar cadernos, hoje tenho prazer em usá-los e lê-los. Busco o tempo todo estar o mais presente possível (para mim esse é o segredo de tudo). Me comunico melhor através de listas, implemento o método GTD na minha vida desde 2016. Branco, preto e cinza. Cores são sazonais na minha vida. Me conecto com tudo que tem consistência e transparência. Eu amo planejamento e entrego todos os meus planos para Deus todos os dias. Sim, um dia dissertarei sobre isso. Me movo através de pequenos passos que ao longo do caminho se despertam em coisas incríveis que nunca imaginaria. Estou aqui para compartilhar meu caminho enquanto me organizo e conquisto minhas metas de vida, e com isso, espero te ajudar a viver um dia de cada vez em direção às suas conquistas!