DESACELERAR, uma perspectiva


Ás vezes me percebo dentro de um turbilhão.

Turbilhão de pensamentos, de coisas para fazer, sinto que não posso visualizar nada minha frente que vou lá e faço.

Um copo fora da pia, coloco dentro da pia, qualquer coisa fora do lugar, coloco no lugar.

Para começar, as coisas fora do lugar realmente me incomodam, e sinto que não consigo começar a trabalhar, ou relaxar, enquanto essas coisas ainda não estão no seu devido lugar, na sua devida "caixinha".

Sinto que sou um pouco "viciada" em velocidade e ás vezes o desafio parece ser parar ou desacelerar.

Uma das minhas formas de parar e relaxar é ler um livro ou assistir um seriado.

O que nos finais de semana sempre o faço.

"Desacelerar não significa fazer menos coisas; significa eliminar distrações contraprodutivas e a percepção de estar na correria." Tim Ferris

Essa frase me fez ver a palavra "desacelerar" de outra perspectiva, muito boa por sinal.

Realmente antes de ler isso imaginava que eu nunca iria conseguir desacelerar no curto prazo, mas olhando por este lado, percebo que consigo focar nas coisas que me fazem bem.

Que desacelerar na verdade para mim é ter foco no que estou fazendo ou que preciso fazer, que o que me faz sentir "acelerada" são as coisas que o mundo externo trazem para mim 24 horas por dia. As coisas fora do lugar, o volume de informações instantâneas, etc.

O que quero dizer com tudo isso?

Que acredito que se você também sente que "precisa desacelerar" um pouco, se você buscar eliminar coisas no seu dia que são contraprodutivas, irá conseguir focar no que realmente importa. Porque mesmo quando você está trabalhando mas de forma focada poderá se sentir de uma forma "desacelarada", confortável, mais em paz.

O que eu fiz?

Bom, primeiro eu realmente busco organizar meu espaço físico.

Em segundo, estou no processo de menos informações, cancelanto praticamente 99% das newsletter que não clico a mais de 2 meses, saindo de grupos do whatsapp (fui "chamada a atenção", mas continuei fora).

Em terceiro, não estou levando o whatsapp muito a sério (desculpa, mundo). Quando vejo que é realmente importante sigo a "conversa" por email.

Eliminar ou diminuir esse 3 pontos do meu dia a dia tem sido realmente libertador/desacelerador, estou conseguindo focar muito mais no que realmente importa.

Não estou "fazendo menos", ao contrário, estou sendo mais produtiva, e o fato de usar meu tempo de uma forma mais coerente não faz com que minha mente esteja tão acelerada, não esteja no modo "correria".

Espero ter dado um pouco de inspiração para que você também veja o sentido de "desacelerar" de outra forma e consiga buscar esse sentimento no seu dia a dia!

.

#dica #foco #planos #Metas #organização

quem sou eu

Yasmin de 1990, 220v, arquiteta, empreendedora, gestora, meu currículo você encontra aqui.
Amo livros, series e papelaria. Já fui compulsiva por comprar cadernos, hoje tenho prazer em usá-los e lê-los. Busco o tempo todo estar o mais presente possível (para mim esse é o segredo de tudo). Me comunico melhor através de listas, implemento o método GTD na minha vida desde 2016. Branco, preto e cinza. Cores são sazonais na minha vida. Me conecto com tudo que tem consistência e transparência. Eu amo planejamento e entrego todos os meus planos para Deus todos os dias. Sim, um dia dissertarei sobre isso. Me movo através de pequenos passos que ao longo do caminho se despertam em coisas incríveis que nunca imaginaria. Estou aqui para compartilhar meu caminho enquanto me organizo e conquisto minhas metas de vida, e com isso, espero te ajudar a viver um dia de cada vez em direção às suas conquistas!