O passo #01.02 - Capturar - Método GTD™


Já escrevi aqui sobre o que é uma caixa de entrada, que é o passo #01.01 que você deve ler e fazer antes de ler esse post. É super fácil de fazer. Sério.

Estou escrevendo aqui no blog o passo a passo mais mastigado possível para implementar o método GTD™ criado pelo David Allen. Aprendo e aplico este método de produtividade e organização a 3 anos a partir da leitura do livro A Arte de Fazer Acontecer, do David Allen, e este ano de 2019 em especial estou me especializando ainda mais com cursos presenciais em São Paulo.

Bom, se você quiser saber mais sobre o que é GTD™ e afins, sugiro dar uma olhada no próprio site deles - já que ainda não escrevi sobre isso aqui mas postarei em breve.

Introduzindo o passo #01.02 - CAPTURAR.

No método GTD™ existem 5 passos principais para a gestão do seu tempo. "CAPTURAR" oficialmente é o Passo 1 do GTD™. Estou quebrando em pequenos passos para ficar mais fácil.

Capturar consiste em você escrever, registrar, tudo o que vier na sua mente na caixa de entrada - em alguma delas - ou tudo aquilo que outras pessoas, chefes, amigos, etc, solicitarem à você - que são demandas “externas” que são praticamente sempre imprevisíveis, né?

Reunir tudo em um só lugar trará um sentimento muito positivo. Mas se você ir além e realmente reunir 100% o resultado será inesquecível.

Ah, antes de mais nada: desligue todas as notificações de celular, computador, etc. Se precisar falar com alguém, dar recado perguntar, etc, faça agora. Libere seu tempo e agenda para focar apenas nesse processo. Essa primeira experiência de "capturar" pode levar de 20 minutos a 1 hora. Mas você saberá quando chegar no limite.

[ PAUSE - Hoje vou escrever apenas sobre a captura mental - também há a captura física que escreverei em breve ]

E aí que está o "lance legal" sobre PLANEJAR e também DAR CONTA das coisas que surgem no nosso dia a dia todos os dias. Tanto as coisas que surgem na nossa mente, quanto coisas que surgem como demandas externas.

Sempre que tiver alguma demanda fora da sua caixa de entrada, isso vai exigir de você energia e atenção para lembrar disso e manter tudo em dia. Uma vez que todas essas demandas e pensamentos são CAPTURADOS - ou seja escritos na sua caixa de entrada - você pode gerenciar sua realização utilizando um SISTEMA EXTERNO (que no caso é o sistema GTD) que exige muito menos energia do que guardá-los na sua cabeça.

Não custa lembrar de uma das minhas frases favoritas do David Allen:

"Sua mente foi feita para criar e não para guardar informações".

Ok? Anote tudo, sempre.

VAMOS COMEÇAR [ AÇÃO ]

Comece então, pegue sua caixa de entrada - pré-definida no passo #01.01 - e escreva tudo o que passar na sua mente do que você precisa fazer/pedir/acompanhar/etc, pensamento, ideia, projeto ou qualquer coisa que chamar a sua atenção.

O Allen aconselha: "É melhor cometer excessos nesse processo que correr o risco de perder alguma coisa".

Não importa o tamanho ou complexidade do projeto, anote desde "acabar com o racismo" até "comprar limão".

Você vai escrever, escrever, escrever... e provavelmente vai chegar um momento que vai dar um branco.

Mas você mesma sabe que esse "branco" é falso, você sabe que tem muito mais coisas para fazer do que nessa primeira lista - sua mente está sempre tentando te enganar.

Mas calma, o David Allen preparou uma lista de gatilhos para você ler, e assim que você ler cada item dessa lista poderá se lembrar de algum assunto pendente por aí.

Segue a lista de gatilhos do David Allen para te ajudar a continuar a escrever o que vier a sua mente:




E por hoje é “só” isso mesmo que você precisa fazer.

Capturar, anotar, registrar, escrever...

O próximo passo será sobre como esvaziar sua caixa de entrada, riscar cada item.

São passos pequenos e bem simples que com a prática aos poucos se tornarão hábitos, naturais, o sistema GTD existe para FACILITAR seu dia a dia e não COMPLICAR.

[ O MEU DIA A DIA NO GTD ]

Pra ter ideia, eu estou fazendo o curso GTD. Já tinha minhas caixas de entrada e etc. Porém no curso fizemos esse exercício com a lista de gatilhos que eu não via a um tempo, e mesmo eu já tendo o habito de capturar eu consegui fazer mais uma lista de 22 itens!!!!!!!!! Principalmente por causa da ajuda da lista de gatilhos e também por refrescar a importância de ter como HABITO o processo de capturar no meu dia a dia.

Não se assuste com o tamanho da sua lista feita hoje, quanto maior a lista hoje, provavelmente, mais vazia a sua mente está.

Se você fez esse passo hoje, me conta qual foi a primeira sensação?

Mais um pouco sobre o que o David Allen diz:

"É claro que uma das maiores resistências das pessoas a capturar as coisas na caixa de entrada se dá pela falta de uma boa metodologia de processamento e organização."

Mas para isso teremos o próximo passo da metodologia GTD para nos ajudar a processar nossa caixa de entrada!

.

#dica #foco #Metas #planos #organização

quem sou eu

Yasmin de 1990, 220v, arquiteta, empreendedora, gestora, meu currículo você encontra aqui.
Amo livros, series e papelaria. Já fui compulsiva por comprar cadernos, hoje tenho prazer em usá-los e lê-los. Busco o tempo todo estar o mais presente possível (para mim esse é o segredo de tudo). Me comunico melhor através de listas, implemento o método GTD na minha vida desde 2016. Branco, preto e cinza. Cores são sazonais na minha vida. Me conecto com tudo que tem consistência e transparência. Eu amo planejamento e entrego todos os meus planos para Deus todos os dias. Sim, um dia dissertarei sobre isso. Me movo através de pequenos passos que ao longo do caminho se despertam em coisas incríveis que nunca imaginaria. Estou aqui para compartilhar meu caminho enquanto me organizo e conquisto minhas metas de vida, e com isso, espero te ajudar a viver um dia de cada vez em direção às suas conquistas!