O passo #03.01 - Organizar - GTD™


Chegou o Passo #3.01 do método GTD.

Bom, antes de mais nada, o Passo #3 do fluxo do GTD é se chama "ORGANIZAR", mas antes de eu continuar escrevendo sobre o processo em si, é legal já explicar que antes de por a mão na passa para organizar seus itens da caixa de entrada, seria interessante você já PREPARAR o local onde esses itens serão organizados. E é isso que vamos preparar hoje.

O GTD não exige nenhum tipo de ferramenta especial, seja ele digital ou físico, aplicativo, caderno, agenda, planner.

O GTD se preocupa em instalar princípios, então, a ferramenta será uma escolha muito pessoal.

Algumas ferramentas vão funcionar mais para um, outras não.

Sinto informar, mas aqui começará uma jornada de tentativa e erro, e provavelmente isso será bem frustrante e você vai pensar em desistir.

Por que estou falando isso? Porque aconteceu comigo.

Então, não quero colocar aqui para você que será tudo lindo e perfeito, só gostaria muito mesmo que você insistisse.

Vou mostrar do que funciona PARA MIM.

Não significa que é o correto ou ideal, mas sei que VISUALIZAR essa parte é bem importante para começar a agir.

Eu uso a ferramenta EVERNOTE, a versão free mesmo, e por enquanto está me suprindo super bem.

Ah, eu uso a versão que baixa no computador, e não a versão web. A versão web muda um pouquinho e tem umas formas de apresentação que não gosto muito.

Outras opções de ferramentas:

Física: caderno, agenda, planner, bullet journal

Digital: todoist, nirvana, trello... sério, essa lista é longa

Mas sério, não se preocupe tanto com isso, teste, se não der, mude.

Se preocupe em fazer o processo de esclarecer e organizar. O restante fluirá super tranquilo.

Bom, vamos lá.

Como você viu já no passo #2, esse é o fluxo de trabalho do método GTD.


Hoje, vamos nos preocupar em preparar as caixinhas amarelas, para quando você esvaziar a sua caixa de entrada, os lugares já estejam preparados.

[ VAMOS LÁ ]

1. DEFINA SUA FERRAMENTA

Mas não perca muito tempo com isso, não tente resolver essa questão agora. Apenas crie uma conta no Evernote, ou em um outro programa que prefira, ou organize um fichário e algumas abas...

2. LISTAS

Crie os seguintes cadernos (pastas/lista) no Evernote (ou qualquer outra ferramenta):

@AGUARDANDO RESPOSTA

@CASA

@NA RUA

@NO COMPUTADOR

@TELEFONEMAS/WHATSAPP

00 CAIXA DE ENTRADA

01 CHECKLISTS

01 PROJETOS

02 LISTA ALGUM DIA/TALVEZ

02 REFERENCIAS

Para ilustrar veja como é a minha tela com esses cadernos:


* Observação: as duas últimas pastas "REALIZADO" são para eu colocar os projetos/notas finalizados.

O Evernote não tem uma opção de "riscar" o projeto/tarefa assim que finalizados, e excluí-los seria muito triste para mim que amo medir resultados. Então sempre que finalizo um projeto/ação, coloco nessa pastinha para depois eu visualizar quando eu produzi :) Mas isso é uma questão pessoal, não do GTD.

3. CALENDÁRIO

Defina qual o melhor tipo de calendário para você: Google calendar, planner, agenda, etc...

Eu uso a Agenda Gratífico e o google calendar.

Porque os dois?

A agenda física me permite planejar, organizar, rabiscar e traz, para mim, a sensação de mais criatividade. Também utilizo para anotar os compromissos com DIA E HORÁRIO específico.

O Google Calendar uso para outras ferramentas, por exemplo, o Airbnb, que sincroniza automaticamente as reservas do site com o calendário. Também os compromissos da faculdade são sincronizados automaticamente. Outro uso que dou para o Google Calendar, é para anotar todas as coisas que tem apenas DATA específica mas NÃO TEM HORÁRIO específico para acontecer.

Mas não fica muita coisa para administrar? Sim. Fica. Mas esse é mais um caso que FUNCIONA PARA MIM, e não necessariamente TEM QUE ser assim.

Não se apegue a tudo aqui, apenas tenha como referência e aplique o que fizer sentido para a sua rotina.

4. ÁREA DE TRABALHO

É muito importante também ter uma área de trabalho organizada para as coisas fluírem.

Então, aproveite este "pequeno passo", e faça uma limpa! Você vai ver que depois de aplicar o GTD, e se sentir confortável com o método, sua área de trabalho automaticamente se manterá organizada.

[ POR HOJE É SÓ ]

Queria que, antes de explicar a continuidade do fluxograma do GTD, você já tivesse esses lugares preparados, por isso, vamos parar por aqui.

Assim, na hora de por a mão na massa, você não vai precisar ficar pensando "Hmmm.. mas onde coloco isso?"

Logo pretendo terminar de explicar o Passo #3 para você finalmente riscar todos os itens das suas caixas de entrada!

Lembre-se: o que importa é dar um pequeno passo de cada vez.

Seguindo estes passos do GTD até aqui, agora você tem pré-definido esses lugares REAIS, FÍSICOS E LINDOS:

  1. LISTAS

  2. CALENDÁRIO

  3. CAIXA DE ENTRADA

Como você está indo até aqui?

Caso tenha alguma dúvida, ou ideia, ou queira compartilhar sua forma de aplicar esses passos comenta aqui!

Espero você no próximo Passo #3.02!

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#dica #foco #planos #Metas #organização

quem sou eu

Yasmin de 1990, 220v, arquiteta, empreendedora, gestora, meu currículo você encontra aqui.
Amo livros, series e papelaria. Já fui compulsiva por comprar cadernos, hoje tenho prazer em usá-los e lê-los. Busco o tempo todo estar o mais presente possível (para mim esse é o segredo de tudo). Me comunico melhor através de listas, implemento o método GTD na minha vida desde 2016. Branco, preto e cinza. Cores são sazonais na minha vida. Me conecto com tudo que tem consistência e transparência. Eu amo planejamento e entrego todos os meus planos para Deus todos os dias. Sim, um dia dissertarei sobre isso. Me movo através de pequenos passos que ao longo do caminho se despertam em coisas incríveis que nunca imaginaria. Estou aqui para compartilhar meu caminho enquanto me organizo e conquisto minhas metas de vida, e com isso, espero te ajudar a viver um dia de cada vez em direção às suas conquistas!