Como lidar com imprevistos


Tenho uma notícia boa e uma ruim:

Notícia ruim: imprevistos SEMPRE vão acontecer, independente do seu nível de organização.

Notícia boa: nem todo imprevisto é ruim.

Como os imprevistos sempre irão acontecer, um dia ou outro, você precisará aprender a lidar com eles. E estar organizada e planejada, apesar de não evitar, pode sim te ajudar muito a lidar com eles. Mas primeiro:

1) CUIDADO COM SEU PLANEJAMENTO

Ao planejar qualquer dia, qualquer semana ou mês você precisa estar atenta a fazer um planejamento realista. Não caia na tentação de preencher todos os horários da semana/dia/mês ao planejar. Você realmente precisa deixar tempo livre para poder lidar com os imprevistos quando eles acontecerem.

2) SABEDORIA

Seria melhor então nem planejar nada? Não! Você precisa ter sabedoria para entender o que são imprevistos URGENTES e o que são imprevistos que podem ser feitos depois sem atrapalhar a sua rotina já pré-estabelecida. Por exemplo: furou o pneu do carro, é um imprevisto urgente, visto que você precisa dele para ir trabalhar, mas tudo bem, porque você deixou a tarde "livre" (leia-se sem reuniões e compromissos), por isso o que você vai se atrasar de manhã pode ser remanejado para a tarde. Outro exemplo: Alguém ligou dizendo "Pelo amor de Deus, preciso da tabela de vendas AGORA!", se você é organizada apenas vai responder "está salva em X pasta no servidor" e segue a vida. Ou outro exemplo: "ALO SOCORRO PRECISAMOS DE UMA APRESENTAÇÃO PARA HOJE A TARDE PARA UM INVESTIDOR", você dirá: "Conte comigo!", porque mais um vez, você pode fazer as coisas que faria de manhã no período da tarde, porque você tem espaço "livre". É saber como e quando dizer não, é saber ter e expor seus limites para os outros.

3) IMPREVISTOS PODEM SER BONS

Na minha vida, todas as melhores coisas que aconteceram não foram planejadas, foram imprevistos. Mas então de novo: "não seria melhor então nem planejar e deixar a vida acontecer?" = não! Ao se organizar, ter metas e executá-las você está mirando em uma direção, em um objetivo. Estar caminhando rumo a esse objetivo fará você ter experiências novas que não teria se estive esperando pelo acaso na sua vida. Essas novas experiências irão apenas AGREGAR VALOR ao ser humano único que você é e está se moldando ao executar um plano para um objetivo. Ou seja, mesmo que algo novo e melhor apareça fazendo você mudar seu trajeto e objetivo, foram as experiências anteriores que trouxeram todo o conhecimento e até novas amizades que hoje fazem esse novo e melhor objetivo fazer tanto sentido. Não fique parada.

Espero que depois desse post, você busque por mais organização para poder abraçar os imprevistos na sua vida!

#disrupção #foco #planos #Metas #organização #dica

quem sou eu

Yasmin de 1990, 220v, arquiteta, empreendedora, gestora, meu currículo você encontra aqui.
Amo livros, series e papelaria. Já fui compulsiva por comprar cadernos, hoje tenho prazer em usá-los e lê-los. Busco o tempo todo estar o mais presente possível (para mim esse é o segredo de tudo). Me comunico melhor através de listas, implemento o método GTD na minha vida desde 2016. Branco, preto e cinza. Cores são sazonais na minha vida. Me conecto com tudo que tem consistência e transparência. Eu amo planejamento e entrego todos os meus planos para Deus todos os dias. Sim, um dia dissertarei sobre isso. Me movo através de pequenos passos que ao longo do caminho se despertam em coisas incríveis que nunca imaginaria. Estou aqui para compartilhar meu caminho enquanto me organizo e conquisto minhas metas de vida, e com isso, espero te ajudar a viver um dia de cada vez em direção às suas conquistas!