O passo #05 - Engajar - GTD™


Fechando o ciclo de posts sobre os 5 passos do GTD hoje falando do meu processo de implementação do GTD™ na minha vida...

[ Para quem ainda não conhece o GTD™ criado pelo David Allen, sugiro entrar no site da empresa Call Daniel, que é a empresa licenciada no brasil pela marca GTD™. ]

Depois de entender o que é a Caixa de Entrada, Capturar, Esclarecer, preparar sua área para organizar e ler sobre COMO organizar seus itens da Caixa de Entrada, como fazer a Revisão Semanal, nesse post vou escrever sobre o Passo #05 do método GTD™, que é o passo Engajar no seu sistema no seu dia a dia.

O Passo #05 do GTD se trata do Passo Engajar = simplesmente acordar e fazer uso do seu sistema GTD.

Eu começo a utilizar o GTD quando sento na minha área de trabalho no computador, depois de toda minha rotina matinal, academia, etc...

Fazer/executar as coisas que você escreveu no seu sistema pode ser algo muito intuitivo porque os @CONTEXTOS criados para as próximas ações já te darão um caminho claro do que você pode fazer no lugar que você está. Focando, assim, no que realmente é possível ser realizado no contexto que você se encontra.

O que vou escrever aqui, se trata da MINHA ROTINA com o GTD. Não se trata de regra, passo a passo, apenas vou compartilhar como isso tudo que fizemos até aqui funciona no meu dia a dia.

A primeira coisa que faço quando estou na minha área de trabalho é abrir minha CHECKLIST REVISÃO DIÁRIA:


Perceba que esta nota já fica como atalho porque é uma nota que utilizo todos os dias.

Conforme esse checklist, então, eu primeiro checo meu calendário - planner e depois google calendar - para bater o olho no que farei hoje e no que não posso esquecer. Se você perdeu porque anoto em dois calendários leia esse post novamente.

Não FAÇO/EXECUTO nada ainda neste momento, apenas olho para ter uma noção do meu dia.

Depois sigo processando minhas caixas de entrada. Processar as caixas de entrada não precisa ser feito no começo do dia, pode ser no final do dia também, é de cada um, eu aproveito para esvaziar logo de manhã para saber que tudo está no lugar certo.

Depois de esvaziar minhas caixas de entrada parto para a AÇÃO, que efetivamente é o Passo #05.

Abro meu planner para ver os compromissos com horário específico, se não tenho nada para cedo de manhã, parto para minhas listas de @CONTEXTOS/PRÓXIMAS AÇÕES.

No caso, eu já abro direto a lista @NO COMPUTADOR, onde já estará listado todos as “próximas ações” possíveis de cada projeto que tenho em andamento. DICA BOA: Organizo essa lista em ordem alfabética, assim, consigo segregar melhor as atividades semelhantes.


Mas por que?

Por exemplo, seu daqui uma hora eu tenho uma reunião, terei que sair 15 minutos antes, então tenho apenas 45 minutos. Eu não vou focar nas atividades com o início “ESCREVER” ou “ORGANIZAR” ou “REVISAR” porque isso vai me exigir mais foco e tempo. Então, “ignoro” essa parte da lista baseado no tempo que tenho disponível. E então parto para a execução das demais atividades dessa lista.

E é basicamente assim que sigo EXECUTANDO as atividades que estão no meu GTD. De acordo com o @CONTEXTO que estou e com o tempo que tenho disponível. Simples assim.

Talvez não soe tão simples, ou sim. Na hora de colocar em prática talvez você tenha alguma dúvida, mas pode contar comigo que eu tentarei ajudar como for possível para que você consiga implementar esse método do David Allen que realmente transformou a minha vida. E por causa disso, quero que esse conteúdo chegue ao maior número de pessoas possível, de forma mais clara e explicada possível, para que sua vida também possa ser transformada.

#dica #foco #planos #Metas #organização

quem sou eu

Yasmin de 1990, 220v, arquiteta, empreendedora, gestora, meu currículo você encontra aqui.
Amo livros, series e papelaria. Já fui compulsiva por comprar cadernos, hoje tenho prazer em usá-los e lê-los. Busco o tempo todo estar o mais presente possível (para mim esse é o segredo de tudo). Me comunico melhor através de listas, implemento o método GTD na minha vida desde 2016. Branco, preto e cinza. Cores são sazonais na minha vida. Me conecto com tudo que tem consistência e transparência. Eu amo planejamento e entrego todos os meus planos para Deus todos os dias. Sim, um dia dissertarei sobre isso. Me movo através de pequenos passos que ao longo do caminho se despertam em coisas incríveis que nunca imaginaria. Estou aqui para compartilhar meu caminho enquanto me organizo e conquisto minhas metas de vida, e com isso, espero te ajudar a viver um dia de cada vez em direção às suas conquistas!