Como consolidar pequenos hábitos no nosso dia a dia

Sabe aquele hábito difícil de consolidar, tipo... Passar protetor solar todos os dias?


Uma dica prática é você mudar o LUGAR do seu protetor solar para um lugar que será impossível de ignorá-lo, assim, você dribla sua mente, e ao ver o protetor solar neste local, não irá esquecer de passar. Faça o mesmo com garrafinhas de água, comidas saudáveis, remédios...


É importante frisar que cada hábito precisará de uma estratégia diferente, que tenha a ver com a facilidade de executar o hábito. O que você precisa fazer é diminuir o esforço para o esu cérebro que é programado para fazer tudo com o menor esforço possível - é sério, por isso todos os dias sem uma rotina estruturada é uma luta constante.


Li no livro Rotinas Criativas um exemplo que ficou muito claro para mim sobre hábitos. A história era a seguinte: O homem queria tocar praticar mais violão quando chegasse em casa do trabalho, porém, sempre que chegava em casa se largava no sofá e ligava a televisão, e de lá nunca mais saía até ir dormir.


A estratégia que ele utilizou para mudar o cenário foi a seguinte: tirou as pilhas do controle remoto, guardou as pilhas na gaveta do criado mudo do quarto, e colocou o violão ao lado do sofá, ao alcance dele caso estivesse sentado no sofá.


A partir disso, sempre que ele se jogava no sofá depois do trabalho e pegava o controle remoto - hábito consolidado - lembrava que as pilhas estavam longe, no quarto. Ao ver o violão ao lado, ao seu alcance, preferia pegar o violão e praticar do que ir até o quarto buscar as pilhas.


Não fica mais claro que ele literalmente "encurtou o caminho" para o hábito desejado?


Às vezes para ele poderia ser mais conveniente buscar as pilhas, mas ao perceber que as pilhas não estavam no controle, ele mesmo se lembrava do propósito de ter tirado as pilhas - que no caso era pratica mais violão. E então, partia para a prática.


Todos os hábitos podem ser construídos dessa maneira, precisamos criar estratégias contra nós mesmos, mas que no final só farão um favor.


Por isso, tem certas coisas não funcionam, como lembrete no celular, post it, e etc. Porque apesar de nos ajudar a lembrar, esses gatilhos não encurtam o caminho para a ação. Depois de um tempo é um gatilho tão habitual que nem sequer faz diferença no dia a dia.

quem sou eu

Yasmin de 1990, 220v, arquiteta, empreendedora, gestora, meu currículo você encontra aqui.
Amo livros, series e papelaria. Já fui compulsiva por comprar cadernos, hoje tenho prazer em usá-los e lê-los. Busco o tempo todo estar o mais presente possível (para mim esse é o segredo de tudo). Me comunico melhor através de listas, implemento o método GTD na minha vida desde 2016. Branco, preto e cinza. Cores são sazonais na minha vida. Me conecto com tudo que tem consistência e transparência. Eu amo planejamento e entrego todos os meus planos para Deus todos os dias. Sim, um dia dissertarei sobre isso. Me movo através de pequenos passos que ao longo do caminho se despertam em coisas incríveis que nunca imaginaria. Estou aqui para compartilhar meu caminho enquanto me organizo e conquisto minhas metas de vida, e com isso, espero te ajudar a viver um dia de cada vez em direção às suas conquistas!