Como se livrar das distrações externas e internas para ser mais produtivo?

Uma das coisas que mais atrapalha nossa concentração e foco durante o dia são as distrações.


Porém, existem dois tipos de distrações:

1. Externas

2. Internas


As externas são aquelas que temos controle - ou certo controle - celular, ligações, barulho, pessoas, sempre que precisamos nos livrar delas basta fechar uma porta, apertar um botão ou avisar os colegas.


Eu sei que para muitos já é difícil se livrar das distrações externas, mas se não conseguir fazer isso, nem continue lendo porque para nos livrar das distrações internas, que são os nossos próprios pensamentos, exige um pouco mais de habilidade.


Quem nunca se pegou escrevendo, lendo, e de repente, o pensamento está longe, em outro lugar, nos distraindo do que deveríamos estar fazendo? É muito comum, mas podemos melhorar!

Abaixo seguem 3 ações que você pode começar agora para se livrar das distrações internas:


1. Escreva em um lugar seguro

Antes de começar a trabalhar no que precisa da sua atenção, escreva tudo o que passa na sua cabeça. Uma reunião, uma preocupação, um lembrete, qualquer coisa. O importante é se certificar que está escrevendo em um lugar SEGURO.


Ou seja, em um lugar que você tem certeza que vai ler depois. Porque assim, sua mente entenderá automaticamente que as informações estão seguras e a mente não precisa ficar trabalhando nelas, te lembrando o tempo todo.


2. Não ligue o som

Sei que tem gente que gosta de ouvir música para trabalhar, mas a verdade é que, quanto menos informações estiverem passando melhor para a produtividade. Se for um trabalho operacional, que não exija tanta atenção, que você faz sempre, a música não será um problema. Mas se você realmente precisa pensar, solucionar problemas e etc, a música provavelmente irá te atrapalhar.


3. Ambiente em ordem

Ter o ambiente em ordem te ajudará a não ficar pensando coisas "olha a sujeira", "tem que jogar o papel de bala no lixo". Não importa se você quer pensar isso ou não, sua mente está processando todas as informações que estão ao seu redor e isso acaba te distraindo. Antes de começar a trabalhar, coloque sua mesa em ordem.


Uma das coisas que mais me ajudam é checar os e-mails de manhã, fazer tudo o que tem que ser feito pra HOJE, também na parte da manhã, e assim que eu sei que tudo está sob controle, posso focar em atividades que exigem foco da minha parte, que normalmente acontece no período da tarde.

Espero que estas sugestões te ajudem a tornar o seu dia mais produtivo. Ainda existem diversas atitudes que podem ser realizadas para te ajudar, mas acredito que estas 3 já resolvem a maior parte dos problemas - pelo menos para mim.

O que você costuma fazer para se concentrar mais? Comente aqui para compartilharmos mais ideias e sugestões uns com os outros!

quem sou eu

Yasmin de 1990, 220v, arquiteta, empreendedora, gestora, meu currículo você encontra aqui.
Amo livros, series e papelaria. Já fui compulsiva por comprar cadernos, hoje tenho prazer em usá-los e lê-los. Busco o tempo todo estar o mais presente possível (para mim esse é o segredo de tudo). Me comunico melhor através de listas, implemento o método GTD na minha vida desde 2016. Branco, preto e cinza. Cores são sazonais na minha vida. Me conecto com tudo que tem consistência e transparência. Eu amo planejamento e entrego todos os meus planos para Deus todos os dias. Sim, um dia dissertarei sobre isso. Me movo através de pequenos passos que ao longo do caminho se despertam em coisas incríveis que nunca imaginaria. Estou aqui para compartilhar meu caminho enquanto me organizo e conquisto minhas metas de vida, e com isso, espero te ajudar a viver um dia de cada vez em direção às suas conquistas!