Organizando a rotina de limpeza da diarista


Para organizar a rotina da diarista aqui em casa eu utilizo apenas 2 ferramentas:


1. Caderno

2. Google calendar


É um hábito de apenas 3 passos, que não custa nada e que te garantem:


1. Rotina de limpeza

2. Lista de compras

3. Qualidade do serviço

4. Comunicação mais eficiente


Primeiro passo: Estruturar a rotina.

Como?


Use este caderno apenas para a diarista. E no início faça as seguintes listas:

1. Rotinas diárias

2. Rotinas semanais

3. Rotinas mensais

E se quiser pode complementar com: trimestral, semestral e anual.


Nestas listas, escreva as atividades que devem ser feitas com respectivas frequência.


Segundo passo: Automatizar no Google Calendar

É claro que você pode utilizar a ferramenta que quiser, falo sobre o Google Calendar porque é a ferramenta que realmente uso, mas existem inúmeras ferramentas para usar neste caso.


Agora é só passar todas as rotina para o Google Calendar, na ferramenta tem a opção de você já programar automaticamente a atividade para repetir de acordo com a frequência que você quer.


Assim, você terá todas as rotinas já definidas ao longo do ano de acordo com a frequência que você determinou nas listas acima. Por exemplo, se na sua casa você quer que as janelas sejam limpas 1x por mês, adicione essa atividade no Google Calendar e programe para que se repita "mensalmente". Aí, o próprio Google vai se encarregar de agendar isso ao longo do ano pra você automaticamente. Acho prático.


Terceiro passo: Anotar as tarefas no caderno para a diarista

Por exemplo, se a diarista vem amanhã, dia 01/08/2019.

Escrevo a data no topo da folha do caderno.

Depois acesso o Google Calendar e verifico quais são as rotinas para este dia, e anoto no caderno.

Em seguida anoto tarefas pontuais que devem ser realizadas de acordo com a necessidade da casa.


E é só isso!


Essa listinha do dia serve como um Checklist para a diarista. Durante o dia e antes de sair ela checa todos os itens para ver se não esqueceu de nada, e dá um "OK" do lado.


Também serve para que eu não esqueça do que eu pedi - sim, eu esqueço tudo. Assim, eu posso verificar como ficou cada serviço. E caso algum serviço tenha ficado um pouco a desejar, eu já anoto para corrigi-lo na próxima diária = já anoto na próxima página.


Ah! Uma coisa que funciona muito aqui em casa também é que eu peço para a diarista anotar na folha do dia o que precisa comprar em relação aos produtos que estão acabando. Então, sempre checo a listinha e passo para minha lista de compras. Legal, né?


quem sou eu

Yasmin de 1990, 220v, arquiteta, empreendedora, gestora, meu currículo você encontra aqui.
Amo livros, series e papelaria. Já fui compulsiva por comprar cadernos, hoje tenho prazer em usá-los e lê-los. Busco o tempo todo estar o mais presente possível (para mim esse é o segredo de tudo). Me comunico melhor através de listas, implemento o método GTD na minha vida desde 2016. Branco, preto e cinza. Cores são sazonais na minha vida. Me conecto com tudo que tem consistência e transparência. Eu amo planejamento e entrego todos os meus planos para Deus todos os dias. Sim, um dia dissertarei sobre isso. Me movo através de pequenos passos que ao longo do caminho se despertam em coisas incríveis que nunca imaginaria. Estou aqui para compartilhar meu caminho enquanto me organizo e conquisto minhas metas de vida, e com isso, espero te ajudar a viver um dia de cada vez em direção às suas conquistas!