Organizando o cardápio semanal da casa

Esse post era para ser um vídeo, mas como troquei de computador ainda não me animei de procurar um editor de vídeos legal para voltar! Então, por enquanto, vai por aqui mesmo!


Busco sempre manter o cardápio da semana o mais organizado e preparado possível por dois motivos:

1. Para não sair muito da linha, saber o que e quando comer, se tiver que pensar toda refeição provavelmente não faria boas escolhas sem olhar o contexto todo

2. Para ter mais praticidade no meu dia a dia. Para mim, é importante ter as coisas em casa pré preparadas para que no dia a dia as coisas fluam melhor.


Organizo o cardápio com apenas 3 passos:


1. Verificar o que já tem em casa

Primeiro, olho tudo o que tem na geladeira e no freezer e faço uma listinha desses itens.

Aproveito para checar o que está acabando dos itens que sempre consumimos, como ovos, manteiga, queijo, cebola, alho, etc. Com essa listinha vamos para o próximo passo.


2. Se inspirar

Nesse momento eu pego um dos livros de receitas que eu tenho (normalmente os da Rita Lobo que tem muitas receitas para o dia a dia), e folheio bastante para me inspirar em variar o cardápio. Também abro uma lista que tenho de alimentos práticos do dia a dia (feijão, strogonoff, lentilha, caldos, purês) para ver o que posso incluir no cardápio.

Acredito que esta é uma etapa essencial, porque normalmente a dificuldade está em O QUE fazer e não no TEMPO para fazer.


Aproveito nesse momento para escolher o que quero fazer combinando com os itens da listinha que fiz no passo 1, das coisas que já tenho em casa.


3. Montar o cardápio

Anoto cada prato em um dia da semana, em "almoço" ou "jantar".

Da lista 1, aproveito alguns pratos que eu já tenho pronto congelado, que fiz na semana anterior, e anoto no cardápio dessa nova semana.


Da lista 2, anoto no cardátpio os pratos que escolhi durante a etapa de inspiração.


Sempre tento escolher pratos que possam ser congelados, para que eu possa cozinhar uma quantidade maior e depois continuar consumindo nas próximas semanas.


4. Lista de compras

Com essas duas informações: O QUE TENHO + O QUE VOU PREPARAR, monto a lista de compras do mercado. Vou ao mercado uma vez por semana, e detesto perder tempo indo novamente para pegar só um item que faltou, por isso, invisto bastante meu tempo em fazer uma lista completa.


E é só isso! Demoro às vezes até uma hora para fazer esse processo, mas pode ser feito em 30 minutinhos. Eu acabo demorando porque curto fazer esse processo.


Depois, vem a etapa para EXECUTAR os pratos, faço tudo numa manhã ou tarde.


Importante: Deixe o cardápio semanal pendurado na geladeira, para que fique prático durante a semana lembrar o que você planejou. Toda manhã eu checo o cardápio e já tiro do freezer o que vai ser consumido naquele dia. Assim, é quase impossível escapar da dieta. Algumas coisas são feitas na hora, é claro, mas só de ter os ingredientes em mãos e ter a ideia do que fazer já é mais da metade do esforço!

Espero que tenha ajudado!



quem sou eu

Yasmin de 1990, 220v, arquiteta, empreendedora, gestora, meu currículo você encontra aqui.
Amo livros, series e papelaria. Já fui compulsiva por comprar cadernos, hoje tenho prazer em usá-los e lê-los. Busco o tempo todo estar o mais presente possível (para mim esse é o segredo de tudo). Me comunico melhor através de listas, implemento o método GTD na minha vida desde 2016. Branco, preto e cinza. Cores são sazonais na minha vida. Me conecto com tudo que tem consistência e transparência. Eu amo planejamento e entrego todos os meus planos para Deus todos os dias. Sim, um dia dissertarei sobre isso. Me movo através de pequenos passos que ao longo do caminho se despertam em coisas incríveis que nunca imaginaria. Estou aqui para compartilhar meu caminho enquanto me organizo e conquisto minhas metas de vida, e com isso, espero te ajudar a viver um dia de cada vez em direção às suas conquistas!