Organizar é lidar com as coisas

Ao ler o livro "Making it all work" do David Allen, li sobre "oganizar é lidar com as coisas".


O autor traz esta ideia, que na minha percepção, não poderia haver melhor definição sobre o que é o ato "organizar".


O autor fala que organizar nada mais do que lidar.


Quando você precisa organizar alguma coisa, você precisa pegar essa coisa e se perguntar:


- O que é isso?

- O que preciso fazer com isso?

- Isso significa algo para mim?


É uma atividade que exige muito mais esforço interno - de definição, de ressignificação, de decisão - do que um simples ato de por a coisa no lugar certo.


Eu interpretei como algo parecido como ter maturidade, de não ignorar as coisas, assumir a responsabilidade sobre elas e fazer algo a respeito.


Se fosse apenas definir onde guardar as coisas, seria muito fácil. Mas sabemos que se manter organizada não é fácil. Porque de fato não é apenas sobre "o lugar certo".


Para conseguir responder as perguntas você precisará acessar sentimentos, lembranças, e principalmente, a parte de tomar decisão envolve muito esforço cognitivo.


Por tudo isso, se organizar não é uma tarefa fácil ou simples.


Por isso se organizar é para quem encara a vida de frente. Lendo este conceito do autor, fiquei muito feliz por escrever, estudar e falar sobre organização. Sabe quando você sabe que algo é importante mas não consegue expressar o porquê? Eis que esse texto me esclareceu tudo.


No final das contas, você saberá que as coisas estão organizadas assim que elas estiverem no seu devido lugar, sim - mas até chegar nesse resultado, você com certeza passou por um processo que, até então, nem tinha consciência que acontecia.


Se organize. Busque.


Sou adepta do movimento "pequenos passos todos os dias". Comece listando todos os lugares que você gostaria de organizar. Faça um lugar de cada vez, um por dia, um por final de semana. Quando você se acostumar com o processo de se responder tantas perguntas, de se conhecer, estará acostumada com isso e, depois, todos os outros lugares que você ainda irá organizar será mais fácil.




quem sou eu

Yasmin de 1990, 220v, arquiteta, empreendedora, gestora, meu currículo você encontra aqui.
Amo livros, series e papelaria. Já fui compulsiva por comprar cadernos, hoje tenho prazer em usá-los e lê-los. Busco o tempo todo estar o mais presente possível (para mim esse é o segredo de tudo). Me comunico melhor através de listas, implemento o método GTD na minha vida desde 2016. Branco, preto e cinza. Cores são sazonais na minha vida. Me conecto com tudo que tem consistência e transparência. Eu amo planejamento e entrego todos os meus planos para Deus todos os dias. Sim, um dia dissertarei sobre isso. Me movo através de pequenos passos que ao longo do caminho se despertam em coisas incríveis que nunca imaginaria. Estou aqui para compartilhar meu caminho enquanto me organizo e conquisto minhas metas de vida, e com isso, espero te ajudar a viver um dia de cada vez em direção às suas conquistas!